ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}


NOTÍCIAS

UNICEF lança em Abelardo Luz plataforma para combater exclusão escolar

Evento foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e reuniu educadores, gestores escolares, assistentes sociais, representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público e do UNICEF.

20/04/2018 às 12h43
Atualizada em 24/04/2018 - 21h56

Abelardo Luz sediou, nesta quinta-feira (19), o seminário sobre a “Qualidade Social da Educação: Desafios Contemporâneos e Protagonismo Local dos Diferentes Atores”. O evento foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores e reuniu educadores, gestores escolares, assistentes sociais, representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público e do UNICEF.

O seminário, promovido pelo Campus Avançado do Instituto Federal Catarinense (IFC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi marcado no primeiro momento com o lançamento da Plataforma Busca Ativa, desenvolvida pelo UNICEF, UNDIME, CONGEMAS e o Instituto TIM. A plataforma, que foi apresentada pelo chefe da Área de Educação do UNICEF, professor Dr. Ítalo Dutra, tem como objetivo ajudar os Sistemas de Ensino, a Assistência Social dos Municípios e o Ministério Público a combater a exclusão escolar.

BASE COMUM CURRICULAR

Na segunda parte do seminário foi discutido a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver no decorrer das etapas e modalidades da Educação Básica. O tema foi abordado pelo professor Dr. Elsio Corá, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que detalhou os desafios da implantação da BNCC nas escolas.

“São duas vertentes que esse evento teve, que são: trazer o aluno de volta para escola e fazer com que o aluno possa sair com uma formação mais consistente, mais integral e mais voltada ao mundo do trabalho”, afirmou a diretora geral pro tempore do Campus IFC Abelardo Luz, Ivania Marini Piton.

A secretaria de Educação, Eliane Cantele, ressaltou a importância de sediar o evento junto com o Instituto Federal Catarinense trazendo para Abelardo Luz temas relevantes para ampliar o debate em torno do desenvolvimento da Educação no município e na região.

“Desde que assumimos em outubro do ano passado fechamos essa parceria com o IFC, buscando todo o apoio e emparo pedagógico para oferecermos cursos de aperfeiçoamento a todos os profissionais da Educação de Abelardo Luz. Um dos objetivos deste seminário foi apresentar essa nova ferramenta que busca resgatar o aluno que se evade da escola. Nós já temos o Programa Apoia e essa Plataforma Busca Ativa vai, com certeza, complementar esse trabalho que já estamos desenvolvendo”, destacou a secretária.


Fonte: Asscom Prefeitura Abelardo Luz



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM