ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}


NOTÍCIAS

MAIO AMARELO: resgate de vítimas de acidente de trânsito é simulado no Centro de Abelardo Luz

Simulação aconteceu em dois horários na avenida Padre João Smedt, em frente à Praça Municipal “Olices Stefani”, sendo assistida por centenas de pessoas.

11/05/2018 às 13h29
Atualizada em 15/05/2018 - 12h36

O Corpo de Bombeiros de Abelardo Luz realizou, nesta quinta-feira (10), a simulação de atendimento padrão de resgate de vítimas de acidente de trânsito no centro da cidade. A atividade faz parte da programação do Maio Amarelo 2018, campanha que está sendo desenvolvida neste mês pelo Conselho Municipal de Trânsito (CMT), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, órgãos de segurança e várias entidades.

A simulação aconteceu em dois horários na avenida Padre João Smedt, em frente à Praça Municipal “Olices Stefani”, sendo assistida por centenas de pessoas, entre estudantes e a população em geral. Pela parte da manhã os bombeiros realizaram o resgate de uma vítima e à tarde teve a simulação do atendimento com duas vítimas de um suposto acidente envolvendo dois veículos, sendo ambas as vítimas resgatadas com vida das ferragens e encaminhadas ao hospital.

De acordo com o bombeiro militar Vinícius Goutard Ribeiro, que fez parte da equipe de resgate das vítimas, na primeira simulação, pela parte da manhã, foi realizado o atendimento de uma pessoa do sexo feminino, maior de idade, com fratura no membro superior esquerdo e suspeita de lesão na coluna cervical. “Fizemos o procedimento operacional padrão, que além de colocar o colar cervical, fizemos também a colocação do KED (colete de imobilização) para minimizar a possível lesão na coluna e imobilização do membro superior esquerdo fraturado. Ela estava consciente e orientada durante todo o atendimento e a encaminhamos com sinais vitais estáveis até o hospital”, explicou.

À tarde, na outra simulação, foram atendidas duas vítimas da colisão entre os dois automóveis. Uma das vítimas, do sexo masculino, estava com o corte contuso na região da cabeça e apresentava também fratura no membro superior esquerdo que foi encaminhado consciente com os sinais vitais estáveis até o hospital. “A outra vítima, uma feminina, apresentava uma possível lesão na coluna cervical e também uma fratura no membro inferior direito. Ao decorrer de todo o atendimento ela estava consciente e orientada sendo encaminhada com os sinais vitais até o hospital”, relatou o soldado BM Vinicius.

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito (CMT), Moacir Chaves, disse que a simulação teve como objetivo conscientizar a população sobre o quê um acidente de trânsito pode causar, demonstrando passo a passo o trabalho de resgate veicular que é feito pelos bombeiros. “Tivemos muitas crianças e alunos das escolas participando desta atividade realizada pelo Corpo de bombeiro a quem agradecemos. Quem veio aqui na praça pode presenciar o quanto é moroso o trabalho feito pelos bombeiros para salvar uma vida”, ressaltou Chaves.

ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO SERÁ NO DIA 20 DE MAIO

Além da simulação do resgate veicular, a Campanha Maio Amarelo também promoveu nesta semana palestras sobre educação no trânsito nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. 

A programação encerra no próximo domingo, dia 20 de maio, com a realização da Corrida Rústica, às 8h, e com o Desafio de Ciclismo "Quilômetro por Hora", às 9h, na avenida Getúlio Vargas. Os interessados em participar destes eventos devem fazer as inscrições na CME de Abelardo Luz. Informações pelo telefone (49) 3445 - 4690.


Fonte: Asscom Prefeitura Abelardo Luz



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM