ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}


NOTÍCIAS

“Abelardo Luz em Números” e Plano de Desenvolvimento Econômico para 2030 são lançados em Abelardo Luz

Duas soluções fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, que está em andamento no município desde abril deste ano para promover o desenvolvimento local, através de um conjunto de ações estratégicas.

09/08/2019 às 20h51
Atualizada em 15/08/2019 - 13h43

O Governo Municipal de Abelardo Luz e o Sebrae/SC lançaram, na noite desta quinta-feira, dia 8 de agosto, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) que será elaborado junto com a comunidade para os próximos 10 anos. Durante o lançamento ocorreu também a apresentação e a entrega oficial do documento "Abelardo Luz em Números", relatório traça o panorama socioeconômico do Município de Abelardo Luz, que servirá de base para o planejamento das ações do PEDEM.

O ato foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu diversas autoridades, empresários e representantes de entidades e da comunidade em geral. As duas soluções fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, que está em andamento no município desde abril deste ano para promover o desenvolvimento local, através de um conjunto de ações estratégicas.

O "Abelardo Luz em Números" é um documento de 109 páginas, que reúne um conjunto de informações oficiais, resultante de um intenso trabalho realizado pelo SEBRAE a partir do levantamento de dados estatísticos e comparativos com o estado, País e outros 14 municípios, como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), renda per capita, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico e finanças, entre outros setores importantes para o desenvolvimento econômico do município.

“O Abelardo Luz em Números é um instrumento que vai nortear o planejamento de ações dentro do Cidade Empreendedora. Ele traz uma coletânea com mais de 100 variáveis de análises que traça o panorama de Abelardo Luz, que é a 74ª economia do estado. Apresenta um cenário comparativo que permite, não só ver a condição atual de Abelardo Luz, mas projetar dentro de uma estratégia de planejamento quais são os pontos críticos que precisam de maior atenção para embasar os planejamentos futuros”, salientou o pesquisador e consultor do Sebrae/SC, Cleber Borba Nascimento, que fez a explanação dos dados.

ELABORAÇÃO DO PEDEM

Já a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) foi feita pelo consultor de finanças Claudir Greff, que convidou toda a população do município a participar das etapas de elaboração para traçar as metas para Abelardo Luz até 2030.

“O PEDEM vai acontecer em parceria com a comunidade, onde ela participa na identificação e na definição dos eixos estratégicos para promover o desenvolvimento do município. Estamos em fase de conversas com as lideranças da sociedade civil para buscar mais informações e entender as potencialidades, bem como entender os anseios e as dificuldades que cada empresário tem no dia a dia. Por isso, desde já convidamos a todos os moradores para que participem das reuniões que vamos estar realizando, sendo a mais importante delas já no próximo dia 29 de agosto, no Clube Real, onde serão definidos os eixos estratégicos”, frisou.

PLANEJAMENTO DE METAS

O prefeito Wilamir Cavassini disse que os dados apresentados pelo Sebrae/SC revelam a realidade local e servem de reflexão para que o Município planeja ações estratégicas para melhorar os índices que estão abaixo da média estadual, nacional e no comparativo com os outros 14 municípios que serviram de parâmetro para análise dos dados referenciais.

“Os números não são preocupantes, mas é um alerta de se pensar um planejamento para Abelardo Luz. O comparativo aqui apresentado com os outros municípios mostra que estamos muito aquém dos demais. Dentro dos 295 municípios de Santa Catarina ficamos em muitos setores acima da posição 200. Mostra que temos um trabalho muito longo para fazer e elevar os índices do nosso município nos mais diversos setores. Precisamos de uma ação conjunta e continua do empresariado e da nossa sociedade para melhorar os dados. É um material muito importante para se fazer planejamento tanto para nós quanto para os empresários. A sociedade está toda convocada para o dia 29 de agosto, no Clube Real, que lá vamos definir quais serão os eixos que vão direcionar o nosso trabalho daqui para frente e planejar Abelardo Luz para 2030”, salientou Cavassini.

ASSESSORIA DE IMPRENSA



Fonte: Assessoria de Imprensa



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM